sexta-feira, 16 de março de 2012

Transportes e a membrana celular.

A membrana celular é fluida e têm constituintes que a fazem transmitir informação do meio externo da célula para o seu interior, como as glicoproteínas e os glicolipidos. A membrana celular também é contituida por fosfolipidos, sendo estes moléculas anfipáticas e polares, isto é têm uma parte da sua constituição hidrofóbica e outra hidrofilica e as cabeças polares, constituindo por fim uma bicamada fosfolipidica.

Os transportes efectuados nesta podem ser por Transporte Mediado, Não mediado ou em Massa.
No transporte não Mediado inclui-se a Osmose, quando a o meio da célula tem uma concentração inferior/maior à do meio exterior, passando a água para o seu interior/exterior, e os solutos contrariamente. Neste transporte também se inclui a difusão simples, que é efetuado a favor do gradiente de concentração. isto é o soluto movimenta-se do meio hipertónico para o meio hipotónico, sendo a velocidade de movimentação do soluto directamente proporcional à diferença de concentração entre os dois meios.
No transporte Mediado, inclui-se a Difusão Facilitada que se caracteriza por o transporte de solutos a favor do gradiente de concentração mas com uma velocidade superior à da difusão simples, chegando a um momento que estabiliza. Também temos o transporte ativo que se caracteriza por ser contra o gradiente de concentração, isto é, o soluto movimenta-se do meio hipotónico para o meio hipertónico, com o consumo de energia.
No transporte em massa podemos classificar como:


  • Endocitose: Invaginação da membrana celular com gastos energéticos, havendo entrada de substâncias em solução.
  • Exocitose: Invaginação da membrana celular com gastos energéticos, havendo saída de substâncias da célula, ou entrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário