sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PREPARAÇÕES TEMPORÁRIAS E SEUS CONSTITUINTES


Preparação Temporária permite realizar a observação, no meio normal, de células da vida: água salgada, água doce, soro fisiológico ou plasma sanguíneo.
Estas são as preparações de primeiro tipo, que são as mais usadas em laboratório e duram pouco tempo, isto porque há uma evaporação do meio liquido que as contém.


Vantagens do uso de preparações temporárias:

• há uma reduzida quantidade de artefactos que podem ser produzidas.
• há uma visualização de material biológico, no seu estado natural. 


Desvantagens do uso de preparações temporárias:
• As preparações não conserváveis,ou seja, não duram muito tempo, mesmo quando pomos
líquidos conservantes nas mesmas;
• Só se pode aplicar um material que seja suficientemente transparente.
•Não são visíveis ao microscópio electrónico.


  • Lamela é uma placa com muito pouca espessura de vidro, sendo um material que se põe por cima do material da preparação, posta anteriormente na lâmina, para uma observação ao microscópio. 

 




  • Lâmina é um material de uma espessura relativamente maior que a da lamela, mas que também é reduzida, onde é colocado o objeto de estudo. Esta é utilizada em preparações para o estudo de um certo material, através da observação do mesmo ao microscópio ótico. 

 

  • O objeto é aquilo que nós utilizamos para observar. Isto é, é o material que pretendemos observar ao MOC, para o estudo das suas células, ou o estudo da sua constituição. 

O Microscópio Óptico Composto



“ O microscópio óptico composto é um instrumento usado para ampliar e regular, com objectivas mais a ocular que permite ver uma imagem mais nitida, as lentes contidas nelas são capazes de enxergar através da luz, O MOC permite também visualizar estruturas pequenas e grandes impossíveis de visualizar a olho nu.

Biologia

Biologia é a Ciência que estuda os seres vivos (do grego βιος - bios = vida e λογος - logos = estudo, ou seja o estudo da vida). Esta estuda o funcionamento dos organismos. O funcionamento destes desenvolve-se a nivel atómico e molecular sendo estudada por a biologia molecular.